Os professores do colégio IABC participaram, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, de mais uma edição da formação continuada promovida pela instituição. O encontro, realizado a cada semestre, tem como foco o aprimoramento da prática pedagógica e o fortalecimento do compromisso com a formação integral dos alunos — acadêmica, emocional e espiritual.
Segundo a coordenadora escolar Regina Kapich Martins, a proposta vai além da atualização de conteúdos. “A cada semestre, nós reunimos os nossos professores com o objetivo de capacitá-los melhor para a qualidade de ensino, para abordar temas que são pertinentes ao dia a dia da prática docente e outros temas que levam à reflexão sobre o profissional em si”, afirmou.
Nesta edição, a programação incluiu discussões sobre o uso da inteligência artificial (IA) na educação e a análise de dados acadêmicos. Com base nos resultados internos, os professores foram orientados a traçar estratégias pedagógicas personalizadas, voltadas para melhorar o desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e no CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).

“Fizemos análises de dados do nosso colégio para criar estratégias e avançar mais nos nossos resultados. Com base nesses dados, os professores conseguem saber exatamente de onde partir e aonde querem chegar”, completou a coordenadora.
Uma das convidadas do evento foi Franciellen Mendes, professora e consultora em redação e novas tecnologias, que conduziu oficinas práticas sobre o uso da IA em sala de aula. Em sua fala, ela reforçou que o recurso tecnológico precisa ser compreendido como ferramenta útil e acessível.
“A escola cresce em conjunto quando todos se unem para aprender juntos”, destacou a palestrante. E complementou: “A IA é para todos, professores e alunos. Não é uma modinha! Se você souber se comunicar, tiver vocabulário e conversar da maneira certa, ela vai te ajudar a desenvolver seu trabalho de forma muito mais rápida e eficaz.”
O tema central da formação foi “Propósito acima de tudo”, refletindo o ideal da Rede Adventista de Educação, que preza pela excelência acadêmica sem abrir mão dos valores espirituais.
Para Regina, essa integração é o que diferencia a proposta pedagógica do IABC. “O nosso tema é a qualidade de ensino, mas o nosso propósito é muito maior do que só melhorar resultados. Trabalhamos também temas voltados para o espiritual, a importância de alcançar os alunos não só academicamente, mas também para a eternidade”, ressaltou.
Professora de Língua Portuguesa e Redação há sete anos na rede, Daise Coutinho destacou o cuidado da instituição com todos os aspectos da formação dos estudantes. “A educação Adventista se preocupa não só com a formação acadêmica, mas com o desenvolvimento integral do aluno. Há uma preocupação com os conteúdos, com a cidadania, com a espiritualidade — tudo com um propósito além de passar em vestibulares ou concursos públicos”, observou.
Com foco na inovação, sem perder de vista os valores cristãos, o IABC segue investindo na formação dos seus educadores para garantir um ensino de excelência e com propósito.
Segundo Daise, a formação também proporcionou reflexões importantes para a vida pessoal e profissional. Um dos temas que mais chamou sua atenção foi o uso excessivo de telas, tratado durante uma das palestras. “Foi interessante perceber como isso não afeta apenas os alunos, mas também a nós, adultos. Isso me fez refletir sobre trocar o celular por um bom livro”, compartilha a docente.