O Dia Mundial dos Correios, 09 de outubro, foi marcado por uma entrega de cartas realizadas pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental do colégio IABC. Apesar de vivermos na era digital e as mensagens de carinho serem escritas, em sua maioria, no formato de e-mails ou mensagens de aplicativos, os estudantes saíram de sua zona de conforto. Eles foram até um pequeno posto comunitário dos Correios, localizado no município de Planalmira, GO, onde enviaram cartas para pessoas queridas, como seus pais, irmãos e amigos.
Uma das remetentes foi aluna Ana Clara Santos, de 9 anos, que mora em Planalmira e enviou uma carta para sua amiga que mora em Goiânia. “Eu gostei muito desse projeto, porque eu posso matar um pouco da saudade da minha amiga. Já faz uns 15 dias que não a vejo e assim ela vai poder saber como ela é especial para mim”, afirmou Ana Clara.
Os Correios desempenham um papel crucial na conexão de todas as regiões do Brasil, desde as capitais e os grandes centros urbanos, com grandes agências; até as áreas mais distantes, nos pequenos municípios onde existem pontos de coleta para atender a população.
Conforme Lorraine Guimarães, carteira e servidora dos Correios, que atende os moradores da região, afirma que é sempre um prazer receber estudantes e ver que eles estão desmitificando os Correios. Segundo ela, muita gente não entende como funciona o envio de cartas e objetos. “As pessoas pensam que é difícil enviar uma carta ou um material para alguém pelos Correios, e acabam não fazendo por isso, mas é simples e fácil. Ver as crianças aprendendo desde cedo, mesmo com tanta tecnologia, me deixa feliz”, destaca.
Hoje, existe a mistura da tecnologia com o serviço de envio e entrega de porta em porta realizado pelos Correios. Ação que ocorre desde 1829, oficialmente, quando a diretoria-geral dos Correios foi criada no país. O que assegura que serviços essenciais, como o envio de correspondências, documentos e encomendas realizadas pela internet, cheguem a milhões de brasileiros diariamente.
Para a professora Michele Andrade, que realizou esse projeto com a turma, essa foi uma excelente forma dos alunos vivenciarem o que aprenderam em sala de aula. “Nós estudamos sobre os gêneros textuais e o gênero carta chamou a atenção dos alunos, por ser pouco usado ultimamente. Então, tivemos a ideia de os alunos participarem de todo o processo de envio de uma carta, desde a escolha do destinatário até a postagem nos Correios”, enfatizou a professora.
Os Correios também oferecem outros serviços como inscrição e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de serviços financeiros, como saques da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e transferências monetárias.
Confira mais fotos:
https://www.flickr.com/photos/iabcoficial/albums/72177720321056324/with/54055691869