Feira de Saúde reúne alunos do colégio IABC para dicas e acompanhamento de saúde

O Instituto Adventista Brasil Central, conhecido como colégio IABC, promoveu uma Feira de Saúde para a conscientização sobre hábitos saudáveis, no último domingo, dia 15 de setembro.

O objetivo foi monitorar o estado de saúde dos estudantes e ajudá-los a entender melhor sobre prevenção de doenças e cuidados com o corpo.

 

ESTANDES

Cada participante realizou um circuito passando pelos oito estandes dos remédios naturais divulgados e observados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sendo eles: exposição a luz solar, ingestão regular de água, alimentação saudável, respiração de ar puro, realização de exercício físico, repouso, prática da temperança e confiança em Deus.

Esses oito princípios de como desenvolver e manter uma vida melhor no âmbito físico, emocional e espiritual são gratuitos e disponíveis a todos.

Em cada estande eles receberam orientações de como colocar esses remédios em prática, além de aferir a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, glicemia, medição da gordura corporal, peso, altura e avaliação de bioimpedância.

Após passar pelos estandes as amigas de quarto Ana Sofia e Acsa observaram onde precisam melhorar. “Eu sempre tento ter uma vida mais saudável, mas tinha umas coisas que eu tinha dúvida. Várias das minhas incertezas foram sanadas na Feira de Saúde. Eu conhecia somente alguns dos oito remédios naturais, outros descobri que não estava fazendo da melhor maneira, que eu posso melhorar muito mais”, relatou Acsa Feitosa, que cursa o terceiro ano do ensino médio no IABC. “Eu preciso melhorar algumas coisas, mas fiquei bem feliz de saber que outras estão certas, bem dentro do parâmetro, como a pressão e o batimento cardíaco. Mas depois de tudo, saio daqui direto para academia”, brincou Ana Sofia Sousa.

Ana Sofia Sousa já participou de outras Feiras de Saúde como voluntária e agora como participante para conferir como está sua saúde.

A prevalência de obesidade entre adolescentes cresceu significativamente nas últimas décadas. Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas 27% dos adolescentes atendem às recomendações de atividade física, que sugerem pelo menos 60 minutos de exercícios moderados por dia.

Pedro Rodrigues Siqueira, do segundo ano do ensino médio, resolveu ir a Feira de Saúde porque não está satisfeito com seu corpo e conseguiu informações de como poderia mudar. “Foi bom para eu conhecer mais sobre mim, ver como estava o meu corpo. O resultado está o que eu pensava, tem algumas coisas que preciso melhorar. Outras estão dentro do parâmetro normal, o que nos dá uma motivação para continuar. Eu pude ter um direcionamento, vejo onde está o erro e onde tenho que melhorar. Isso nos motiva a voltar para a academia e treinar, explicou Siqueira.

A organizadora do evento, Cibelle Silva Oliveira, farmacêutica que atua na enfermaria do colégio, explicou que as informações sobre o estado de saúde dos alunos coletadas na Feira, serão usadas para criar estratégias para desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida na escola. “Nós nos preocupamos com a saúde e bem-estar dos nossos adolescentes, queremos que eles se conscientizem da importância de cuidar da sua saúde se baseando nos oito remédios naturais. Alguns nunca ouviram falar sobre os oito remédios deixados por Deus e no evento eles puderam ter esse primeiro contato, aprenderam um pouco e esperamos que coloquem em prática no dia a dia deles”, afirmou Oliveira.

O estudo vai ajudar a equipe de saúde a direcionar os projetos onde os alunos precisam mais.

“O alto índice de açúcar no sangue dos jovens hoje em dia é perigoso e um dos nossos objetivos aqui. É preciso alertar as pessoas sobre os riscos de problemas de saúde como o diabetes. Eu acho que é ótimo essa Feira de Saúde para conscientizar os alunos em relação aos problemas de saúde que eles podem ter no futuro. O mais importante é cuidar da alimentação desde cedo”, destacou a enfeira do colégio, Jasmim Araújo, que trabalha há cinco anos observando e cuidando da saúde dos alunos.

Fazer essas avaliações periodicamente e ter eventos como esse ajudam a criar hábitos mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.

 

 

Acompanhe mais fotos do evento no site:

https://www.flickr.com/photos/iabcoficial/albums/72177720320373472/

 

 

Documentação Escolar

Para confirmar a matrícula, envie (por e-mail ou WhatsApp), versões digitalizadas dos seguintes documentos:

  • CPF E RG dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de Nascimento do(a) aluno(a);
  • RG E CPF do(a) aluno(a);
  • Documento de Guarda Legal do(a) aluno(a) – para alunos(a) que possuem;
  • Declaração de Escolaridade ou de Transferência do(a) aluno(a);
  • Comprovante de residência do(a) aluno(a);
  • Histórico Escolar (entregar no dia da recepção de novos alunos) – solicitar após a conclusão do ano letivo;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (entregar no dia da recepção de novos alunos) início do ano letivo – para alunos ingressantes no Ensino Médio;
  • Laudo médico e/ou relatório com diagnóstico do(a) aluno(a) caso necessário;
  • Declaração ou Cartão de vacina/atualizada;
  • Para alunos estrangeiros: histórico escolar traduzido e juramentado.

 

Obs.: a falta de algum dos documentos solicitados inviabilizará a matrícula.