UMA DÉCADA EM MISSÃO

Nem todas as histórias começam em um extrato bancário, em uma longa lista de títulos no currículo ou no status construído ao longo dos anos. Algumas são contadas a partir da abnegação, da entrega total ao outro, muitas vezes, a pessoas cujo idioma sequer se sabe pronunciar.

Em 2015, Eronice Ferreira concluiu a faculdade de licenciatura em Educação Física. A missão em sala de aula, no entanto, não foi suficiente para saciar um coração que pulsa por missão. No ano seguinte, ela participou da sua primeira missão em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Foi ali que entendeu seu chamado, vivido por meio dos estudos bíblicos, das mensagens de esperança e do desejo constante de proclamar a volta de Jesus.

Quando contou à família qual caminho seguiria após a formação acadêmica, houve resistência. “No início, eles não aceitaram, porque investiram muito na minha formação. Esperavam resultados, que eu seguisse carreira”. Eronice, porém, não se contentou com essa expectativa. Ela acreditava que Deus capacita e sustenta aqueles que escolhem viver a missão.

O lema do OYIM  Um ano em missão, uma vida em missão”  passou a ser realidade na trajetória de Eronice. Em um encontro que reuniu o grupo missionário e alguns pastores, ela afirmou: “Vou entregar para Deus, dez anos da minha vida, não apenas um ano. Todos riram, acharam muito engraçado, não levaram a sério”. Nada disso, porém, foi capaz de influenciar alguém que já havia decidido vivê-la.

 

Trajetória

O que começou em Dourados, no Mato Grosso do Sul, transformou-se não somente em uma trajetória por estados do Brasil, mas também em novos contextos culturais e diferentes realidades sociais. 

  • Em 2016 e 2017, esteve em Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde consolidou os primeiros passos da caminhada missionária.
  • Em 2018, seguiu para a região do Araguaia, no Mato Grosso.
  • Em 2019, atravessou fronteiras e chegou ao Chile.
  • No ano seguinte, em 2020, esteve no Uruguai.
  • Em 2021, retornou ao Brasil, atuando em Valparaíso, Goiás.
  • Em 2022, a missão a levou à Argentina.
  • Nos anos de 2024, 2025 e 2026, atuou no IABC

 

IABC

O primeiro contato com o colégio aconteceu durante as capacitações do OYIM (Um Ano em Missão), da qual  Eronice participou de cada uma delas, absorvendo experiências e fortalecendo suas convicções através do treinamento, palestras e atividades para o melhor preparo. Foi nesse processo que o desejo começou a nascer em seu coração, não apenas de estar ali, mas de servir ali.

Viver a missão no Colégio Adventista Brasil Central sempre foi um sonho para Eronice. “O serviço voluntário também inclui trabalhar dentro de um internato, e o meu desejo era trabalhar em colégio. Desde 2016, quando participei do meu primeiro treinamento no campus do IABC, esse lugar fez parte dos meus sonhos”. No campus, ela atua como preceptora, acompanhando e cuidando das meninas do residencial feminino, uma função que vai além da supervisão, envolve escuta, orientação e presença constante.

 

Culto de envio dos missionários de 2026 (Foto por: Marketing IABC)

 

Ao longo de uma década, ela atravessou estados e fronteiras, enfrentou desafios culturais, superou barreiras de idioma, serviu em escolas, distritos, no sistema prisional e agora em internato. Mas cada etapa foi marcada pela sua disponibilidade a viver a missão. Hoje ela inspira alunos a se dedicarem ao serviço do Senhor.

O IABC, que leva como lema “O colégio mais missionário do Brasil”, nasce justamente com o propósito de preparar, capacitar e enviar jovens que desejam dedicar tempo e talentos ao serviço voluntário. 

O lema “Um ano em missão, uma vida em missão”, deixou de ser apenas uma frase e se tornou um testemunho vivo através da vida de Eronice Ferreira. Ao que tudo indica, esse não é o fim da história. 

 

Documentação Escolar

Para confirmar a matrícula, envie (por e-mail ou WhatsApp), versões digitalizadas dos seguintes documentos:

  • CPF E RG dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de Nascimento do(a) aluno(a);
  • RG E CPF do(a) aluno(a);
  • Documento de Guarda Legal do(a) aluno(a) – para alunos(a) que possuem;
  • Declaração de Escolaridade ou de Transferência do(a) aluno(a);
  • Comprovante de residência do(a) aluno(a);
  • Histórico Escolar (entregar no dia da recepção de novos alunos) – solicitar após a conclusão do ano letivo;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (entregar no dia da recepção de novos alunos) início do ano letivo – para alunos ingressantes no Ensino Médio;
  • Laudo médico e/ou relatório com diagnóstico do(a) aluno(a) caso necessário;
  • Declaração ou Cartão de vacina/atualizada;
  • Para alunos estrangeiros: histórico escolar traduzido e juramentado.

 

Obs.: a falta de algum dos documentos solicitados inviabilizará a matrícula.